Ana Luiza {15 anos}

nalu15-8

Apenas no dia seguinte ao meu nascimento meu pai conseguiu ficar sozinho comigo no colo. Eu não conseguia fixar meus olhos em nada, mas percebia que os do meu pai estavam fixos em mim. Você vai ser minha amiga, companheira, vai amar o papai como o papai já te ama?
Bobinho!
Passei a minha gestação sentada, talvez por isso tenha ficado com as pernas pra cima logo que nasci. O pudor foi uma virtude que adquiri muito tempo depois disso. Tenho uma foto desse dia em que estou segurando a mamadeira, deitada de um lado da barriga da minha mãe que havia acabado de conhecer – O lado de fora. Ela passou meses dividindo comigo sua água, sua comida, seu sangue. Isso talvez me faça alguém especial. Meu pai diz que minha mãe é a melhor pessoa do mundo. Isso é o que ele acha. E isso é o que tenho certeza.
Um dia, quando ainda tinha 2 anos, perguntei ao meu pai o que era “vida”. Ele ficou muito surpreso e pensou um pouco para elaborar uma resposta que me explicasse, de uma forma satisfatória, o que era vida. Mais surpreso ele ficou quando eu disse que não precisava mais responder, que eu já sabia o que era vida. Me diga então. O que é vida? Me desafiou. Vida é uma coisa que está aqui, dentro de nós. Ele ficou estarrecido. Disse que adulto complica tudo. Vida é isso. Uma coisa que está dentro de nós.
E essa é a minha vida.
Sou uma menina que pede licença, espero minha vez, agradeço sempre.
Evito ter motivo para pedir desculpas, mas, peço sempre que necessário.
Procuro aprender com meus erros, não me vangloriar dos acertos. Ter humildade para aprender, paciência para ouvir, cuidado ao falar.
Não sou melhor do que ninguém.
Mas, todo dia tento ser uma pessoa melhor do que fui um dia antes.
Não me importo se falam de mim, mas nunca critico as atitudes de ninguém. Não julgo, não passo histórias para frente, reconheço meus defeitos, admito quando tenho culpa.
Quando preciso de carinho meu pai oferece seu colo.
Quando preciso de colo minha mãe me acaricia.
Quando preciso de ajuda meu irmão mais velho me protege.
Quando preciso de proteção meu outro irmão me ajuda.
Amo e sou amada pela minha família.
Tenho sonhos. Aprendi cedo que eles não nos deixam parar, nos encorajam para sair da cama de manhã, nos mantém vivos.
Amo a mim mesma e sei que vou amar quem eu me tornar, pois, quem eu me tornar, será uma obra minha e daqueles que dividem comigo suas experiências, seus valores, suas vidas.
É feliz quem ama a vida.
Eu sou feliz.

 

nalu15-4 nalu15-5 nalu15-7 nalu15-9

4 nalu15-2  5 nalu15-12 1  nalu15-13 nalu15-14 nalu15-15 3 nalu15-17 6 nalu15-16

 

https://vimeo.com/88184079

 

Obrigada

Ana + Rafa

Deixe um comentário